Webquest

INTRODUÇÃO:

Que tal uma viagem ao mundo da literatura através da arte?
Esta webquest é a uma excursão histórico-literária, através da arte capixaba pela Literatura trovadoresca, clássica e romântica, tendo em vista que essa arte sempre foi coadjuvante da arte brasileira, uma vez que o estado se mantém à margem do principal circuito cultural. No entanto, não podemos deixar de voltar nossos olhares para uma arte nascida em terras capixabas e, diante disso, testemunhar algo que está no seio de um sistema, e não num rol de fatos. Convido você a embarcar na leitura e conhecer as histórias, a linguagem e o estilo dessas escolas literárias, cujas obras estão em estudo no Plano de Leitura. No link TAREFA você vai encontrar as atividades que deverá realizar.
 Arrume a sua bagagem e venha conosco nessa viagem!   
Como a literatura é uma estrada por onde podemos viajar utilizando como transporte a arte e a imaginação. Para seguir viagem, junte-se a outros amigos, formando um grupo de 5 viajantes e prepare as "malas". Vocês assumirão novas personalidades, tornando-se passageiros que desempenham diversas profissões.

Conheçam agora o papel que você e seus amigos vão desempenhar nessa viagem!



TAREFA:


Historiador



Você pesquisará sobre a vida e obra dos artistas capixabas Levino Fanzeres, Helena Sardenberg, Ely Vicentini e Marcus Nati com aspectos mais importantes de suas vidas.

     Artesão




Você reproduzirá telas dos artistas capixabas: Levino Fanzeres, Helena Sardenberg, Ely Vicentini e Marcus Nati, unindo tinta acrílica branca com xadrez de diversas cores, entendo como funciona o processo de cores primárias, secundárias e terciárias e neutras.

 Compositor

  

Você fará uma seleção de músicas para um poket show. Ensaiará para apresentá-las no sarau literário.                                      


  Publicitário


Crie convite e banner para um vernissage e para a exposição Olhares e Arte. 

 Artista 

    

Ensaie, dramatize e transforme em vídeo a biografia dos artistas plásticos: Levino Fanzeres, Marcus Nati, Helena Sardenberg e Ely Vicentini. Grave a apresentação e edite.

Todos a bordo! 

PROCESSO
Meu caro VIAJANTE,

para que você e seus acompanhantes prossigam tranquilamente nessa viagem ao mundo literário, vocês deverão se organizar assim: 

Estação 1: Procurem informações sobre o autor nos blogs e faces indicados, fazendo anotações no caderno:
*Quando nasceu e morreu
* Fatos de sua infância                                                                   
*As funções que exerceu profissionalmente
*Curiosidades de sua vida                                               
*Quais as suas principais obras
*Qual a temática de suas obras (que elementos aparecem com frequência)
*Quais as características de seu estilo 

ASSUMINDO PAPEIS:
Estação 2:Assumindo o papel de HISTORIADOR, você vai usar as informações da pesquisa e selecionar aspectos mais importantes. Mostre como foi a vida dele usando como base o roteiro anterior.

Estação 3:Agora você se transformará em ARTESÃO. Como você já está louco com a possibilidade de pintar e reproduzir as telas dos artistas capixabas: Levino Fanzeres, Helena Sardenberg, Ely Vicentini e Marcus Nati, unirá tinta acrílica branca com xadrez de diversas cores, entendo como funciona o processo de cores primárias, secundárias e terciárias e neutras. Invente, Surpreenda os colegas com esse presente!

Estação 4:Depois pesquisar e ler bastante, certamente você já sabe o processo artístico que utilizamos como viagem para o mundo literário. Está na hora, então, de assumir o papel de COMPOSITOR e criar um poket show para apresentação final. Escolha uma melodia conhecida, de qualquer gênero. É muito importante que a letra faça referências aos estilos literários estudados e ao tema abordado na obra! 

Estação 5: Como a propaganda é a alma do negócio, sua função como PUBLICITÁRIO é criar convites e banner para o vernissage e exposição Olhares e Arte. Selecione imagens, invente um jingle e uma frase de efeito. Lembre-se de que além de apresentar as obras a intenção é divertir e persuadir o publico alvo. 

Estação 6: Luz, câmera, ação!!! Os globais que se cuidem, pois um elenco estelar está chegando. Nessa estação você se transforma em ARTISTA, ensaia, dramatiza e transforma em vídeo para TV a biografia dos artistas, utilizando todos os recursos que esse tipo de programa necessita. Lembre-se de que toda vídeo tem figurino, cenário, tema. Capriche!!

Consulte os seguintes sites para conhecer bem os artistas capixabas e escolas literárias  e os livros que você puder encontrar na biblioteca. Tome cuidado! Há muitos textos falsos circulando pela internet com informações incorretas. Certifique-se da fonte !!!




RECURSO

https://www.facebook.com/marcus.nati.3 (entramos em contato com o artista)
http://marcusnati.wordpress.com/
http://marcusnatidesign.wix.com/1#!__marcus-nati
https://www.youtube.com/channel/UCW5HqpnLkle-uD9jWNi0BFQ
www.yasni.com.br/ely+vicentini/busca+pessoas
https://www.facebook.com/ely.vicentini
http://www.jornalfato.com/social.php?id=3156
https://www.facebook.com/helena.sardenberg (entramos em contato com a artista)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Levino_F%C3%A2nzeres
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9922/Levino-Fanzeres
http://www.pitoresco.com/laudelino/fanzeres/levino.htm
www.google.com.br

AVALIAÇÃO
Chegando ao ponto final dessa longa VIAGEM,  é importante avaliar toda sua trajetória e de seus companheiros nessa aventura. O desempenho de seu grupo será avaliado através de:


A – Avaliação dos produtos finais:
B – Avaliação de cada Componente do Grupo, pelos próprios colegas
C – Auto-Avaliação


CONCLUSÃO


AVENTUREIROS DA LITERATURA,

Espero que vocês tenham gostado de mergulhar no universo literário e tenham aprendido algo destes artistas capixabas. Continuem investigando e descobrindo a trajetória enigmática dessas escolas literárias (Trovadorismo, Classicismo e Romantismo).

Um forte abraço turma!



Nenhum comentário:

Postar um comentário