quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Projeto Pedagógico de Letramento: Sobre a pena dos olhares


O projeto

I-                   Introdução:

 

Este projeto é uma excursão histórico-literária, através da arte capixaba pela Literatura trovadoresca, clássica e romântica, tendo em vista que essa arte sempre foi coadjovante da arte brasileira, uma vez que o estado se mantém à margem do principal circuito cultural. No entanto, não podemos deixar de voltar nossos olhares para uma arte nascida em terras capixabas e, diante disso, testemunhar algo que está no seio de um sistema, e não num rol de fatos.


II-                Justificativa:

A justificativa do Projeto de Extensão “Sobre a pena dos olhares” pauta-se na apresentação e no debate sobre o porquê estudar literatura através da arte capixaba, uma vez que muitos críticos e professores a entendem como uma arte periférica. Então, lançam-se as perguntas: Por que o professor não pode transitar pela literatura e ainda utilizar a arte capixaba como meio de transporte para essa transculturação? E por que não publicar, através de um livro, essa experiência única? Conhecer a literatura através da arte visando compreender a matéria literária como fonte de conhecimento, como imitação do real e como deslocamento da linguagem em seu combate às diversas manifestações culturais. Além é claro, apresentar à comunidade castelense a exposição “Olhares e Arte” a qual busca difundir o olhar e a capacidade de reprodução/releitura de obras como a dos artistas de nossa terra, o Espírito Santo.
 O projeto torna o momento prazeroso, formando leitores atentos e críticos por meio de oficinas de criação literária, as quais proporcionarão oportunidades de exercício de criatividade literária, através da publicação do livro de poesias “Sobre a pena dos olhares”.
Concluindo o momento com um sarau literário, no qual estarão presentes alguns escritores capixabas, que debaterão para professores, alunos e comunidade, sobre a importância de se conhecer a arte nascida em solo espírito-santense e a literatura nacional, além de poesias, duo de dança clássica e um pocket show. Sem se esquecer, é claro, do lançamento do livro proposto.


III-             Objetivo geral:
            Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação dos educandos a fim de que esses possam materializar esse conhecimento em suas vivências.

IV-             Objetivos específicos:   

·         Apresentar aos estudantes as manifestações literárias;
·         Informar a existência de uma vasta e qualitativa arte capixaba;
·         Promover leitura e debates com os alunos sobre as obras literárias abordadas.




V – Detalhamento das atividades e cronograma:

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES E CRONOGRAMA

     Descreva as principais atividades do projeto e informe o tempo previsto para sua execução.

Atividades
Duração
     Pesquisa no laboratório de informática da escola Emílio Nemer sobre a literatura trovadoresca, clássica e romântica, além é claro  a arte capixaba
10 dias
     Pesquisa sobre os artistas capixabas: de Levino Fanzeres, Ely Vicentini, Marcus Nati e Helena Sardenberg.
15 dias
     Oficina de pintura: Reprodução das telas de Levino Fanzeres, Ely Vicentini, Marcus Nati e Helena Sardenberg
20 dias
     Explicação e debate sobre a literatura e a arte capixaba
10 dias
     Exercício avaliativo sobre a pesquisa literária e artística feita pelos alunos
15 dias
     Produção de um vídeo contando a biografia dos artistas capixabas
15 dias
     Vernissage das telas reproduzidas pelos alunos (na escola EEM Emílio Nemer - Castelo)
15 dias
      Exposição das telas reproduzidas pelos alunos (no Centro Cultural de Castelo - Castelo)
15 dias
     Letramento: Produção de poesias relacionadas às escolas literárias estudadas tendo como suporte a arte de artistas capixabas como: Levino Fanzeres, Ely Vicentini, Marcus Nati, João Henrique Curcio Allemand e Helena Sardenberg
10 dias
     Publicação do livro “Sobre a pena dos olhares”.
dezembro
     Sarau Literário com a presença de alguns escritores capixabas, poesias, duo de dança clássica e lançamento do livro dos alunos.
Abril


VI - Conclusão:

Nesse sentido, espera-se que o Projeto de Extensão “Sobre a pena dos olhares” torne-se um espaço de articulação e integração entre estudantes da EEEM Emílio Nemer e a comunidade e fomente o hábito da leitura de obras literárias, de autores representativos da literatura e dos próprios alunos numa experiência única.  



VIII – Referencial Bibliográfico:
Poesias das escolas literárias Trovadoresca, Clássica e Romântica.
Obras dos artistas capixabas Levino Fanzeres, Ely Vicentini, Marcus Nati, João Henrique Curcio Allemand e Helena Sardenberg.
Sites de pesquisas.
www.google.com.br



Fotos:













Nenhum comentário:

Postar um comentário