sábado, 18 de outubro de 2014

Metáforas na dissertação



Algumas vezes os alunos me perguntavam se é permitido o uso de metáforas na dissertação argumentativa, aquela que geralmente é exigida no ENEM. Bom, proibido não é, mas esse é tipo de coisa não se recomenda. Vou explicar melhor: a metáfora constitui um desvio semântico, que extrapola os limites da linguagem referencial.
Quem usa metáforas está expressando estados afetivos e emocionais, como por exemplo: “Você tem o coração de ouro.” O ouro, aqui não significa metal precioso, mas bondade. Não é esse o objetivo do texto dissertativo, uma vez que dissertar é expor com objetividade opiniões sobre determinado aspecto da realidade. É por ela que se mede o poder de argumentar do aluno, que deve expor com louvor seu ponto de vista.
A metáfora exige imaginação e domínio linguístico. Funciona tanto por seu conteúdo quanto por sua forma e a fonte que as renova é o texto poético e não o texto em prosa. Isso não quer dizer que a dissertação não deva ser expressiva.
Como conceitos existem a partir do mundo real, mesmo o pensamento abstrato precisa de elementos concretos para se formular. São bem-vindas as metáforas que concretizam noções abstratas e dão suporte e vigor ao pensamento. Quando o assunto é “eixo da argumentação”, está se usando metáfora, e ela não é poética, é funcional. É isso que o aluno deve discernir a diferença entre poética e funcionalidade. Uma metáfora poética tem seu sentido conotativo e exige a imaginação para sua significação, já uma metáfora funcional, também tem seu sentido conotativo, mas é aceito para explicar algo informativo, por falta de significação mais adequada.
Outro dia, em uma de minhas aulas, a temática da dissertação foi às incertezas da adolescência, um dos meus alunos referiu-se à “antessala do medo”, sugerindo ansiedade, ameaça futura. Nada mais funcional do que a imagem de uma antessala para separar o perigo real da ideia de temor que ele tem. Metáforas como essa não constitui nenhum despropósito.



Por Luciana Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário