A dificuldade em
dialogar com os alunos em sala de aula é um dos motivos para traçar novos
caminhos no ensino. Todavia, cabe ressaltar que uma boa forma de se conectar
com os alunos é entender que a razão é uma emoção elaborada.
Todo o sistema nervoso é uma estrutura
orgânica que recebe estímulos através de canais sensoriais. Portanto, quando
uma informação chega ao cérebro, ela passa antes por processos emocionais.
Isso mostra que
o professor precisa caminhar com seus conteúdos em sala de aula tendo atenção
no aluno. O educador sempre será uma peça fundamental em despertar o interesse
no estudante.
Quando se
trabalha o corpo se assimila melhor o conteúdo ensinado, 80% do nosso cérebro é
baseado em emoção. Quando o educador estimula o cérebro do aluno a criar, a
sala de aula passa a ser um local prazeroso. Aprender é um ato desejante.
Se o professor utilizar a didática teatral, em
que o aluno pode utilizar o corpo para aprender, ele consegue assimilar 60% da
mensagem do professor, enquanto numa aula em que ele fica sentado, assimila
somente 20% do conteúdo. Uma boa forma de fortalecer o aprendizado dos alunos é
trabalhar a utilização do teatro por meio de aspectos cognitivos. Claro que não
é uma tarefa fácil, mas tendo como base os desafios que encontramos no
cotidiano, em relação à aprendizagem dos alunos, a linguagem teatral não deixa
de ser uma boa alternativa.
Por Luciana
Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário