sábado, 18 de outubro de 2014

Linguagem teatral, uma alternativa para a aprendizagem



A dificuldade em dialogar com os alunos em sala de aula é um dos motivos para traçar novos caminhos no ensino. Todavia, cabe ressaltar que uma boa forma de se conectar com os alunos é entender que a razão é uma emoção elaborada.
 Todo o sistema nervoso é uma estrutura orgânica que recebe estímulos através de canais sensoriais. Portanto, quando uma informação chega ao cérebro, ela passa antes por processos emocionais.
Isso mostra que o professor precisa caminhar com seus conteúdos em sala de aula tendo atenção no aluno. O educador sempre será uma peça fundamental em despertar o interesse no estudante.
Quando se trabalha o corpo se assimila melhor o conteúdo ensinado, 80% do nosso cérebro é baseado em emoção. Quando o educador estimula o cérebro do aluno a criar, a sala de aula passa a ser um local prazeroso. Aprender é um ato desejante.
 Se o professor utilizar a didática teatral, em que o aluno pode utilizar o corpo para aprender, ele consegue assimilar 60% da mensagem do professor, enquanto numa aula em que ele fica sentado, assimila somente 20% do conteúdo. Uma boa forma de fortalecer o aprendizado dos alunos é trabalhar a utilização do teatro por meio de aspectos cognitivos. Claro que não é uma tarefa fácil, mas tendo como base os desafios que encontramos no cotidiano, em relação à aprendizagem dos alunos, a linguagem teatral não deixa de ser uma boa alternativa.


Por Luciana Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário